terça-feira, 9 de junho de 2009


Estamos a caminho do VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, evento de âmbito nacional que se constitui no grande encontro dedicado a esta temática no Brasil. Atualmente sob a responsabilidade da Rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea), coletivo que reúne os educadores ambientais do país, os fóruns vêm se consolidando como um espaço de destaque que congrega e articula os mais diversos atores e segmentos da Educação Ambiental (EA). Espera-se, para o VI Fórum, um público de 5 mil participantes inscritos.
Aconteceram em São Paulo a primeira, segunda e terceira edições do evento. Em 1997, na cidade de Guarapari (Espírito Santo), tiveram lugar o IV Fórum de Educação Ambiental e o I Encontro da Rede Brasileira de Educação Ambiental. Em novembro de 2004, em Goiânia (GO), foi realizado o V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.
O V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental reuniu em Goiânia, de 3 a 6 de novembro de 2004, mais de 4 mil pessoas. Foi estruturado em torno de três eixos (a Política Nacional de Educação Ambiental, a Formação da Educadora Ambiental e as Redes Sociais de Educação Ambiental) e contou com uma programação bastante extensa e variada. A programação oficial (Conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos na forma de pôsteres, Grupos de Trabalho, espaço para diálogo com as redes de EA, testemunhos de pessoas com trajetória marcante nas questões socioambientais, encontro com autores de publicações na área, Encontros Paralelos, exposições, teatro, música, espaço para artesãos, estandes, Trilha da Vida, Feira de Trocas) foi enriquecida com um grande número de manifestações espontâneas, que antes mesmo da Solenidade de Abertura do V Fórum envolviam e mobilizavam o numeroso público que já circulava pelo Centro de Convenções.
Em reunião realizada no encerramento do V Fórum, foi decidido que o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental seria sediado na cidade do Rio de Janeiro, em 2007, momento em que completamos 15 anos da Rio-92 e do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. O Tratado é a Carta de Princípios da Rebea e das mais de 40 redes de EA a elas entrelaçadas. Documento gerado a partir de amplo processo mundial de consulta, o Tratado teve inicialmente como signatários a sociedade civil representada na Jornada Internacional de Educação Ambiental, no Fórum Global da Rio-92, e é até hoje uma referência para a Educação Ambiental. Pouco a pouco o Tratado foi incorporado a políticas públicas locais e nacionais, tendo sido assumido como referencial pela UNESCO no ano de 2000. O Tratado é documento de referência para o Programa Nacional de EA.
Revisitado em 2006, em processo que culminou com a realização de um Encontro Especial durante o V Congresso Ibero-americano de EA (Joinville -SC, abril), o Tratado é um processo dinâmico e em permanente construção. Com base nos resultados dos diálogos ocorridos e Joinville, tem início uma ação de re-mobilização em torno do Tratado, que conta com a realização de encontros por todo o Brasil e terá seu ápice no VI Fórum Brasileiro de EA, que elege como seu tema central o Tratado.
O processo de construção do VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental teve como pedra fundamental o Encontro Os olhares da juventude sobre o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, realizado de 28 de março a 1 de abril de 2007, na cidade de Pirenópolis, Goiás. O Encontro teve como proposta um mergulho no Tratado - sua história, processo de construção, conjuntura em que foi gerado, conteúdo, princípios. Configurou-se como um grande evento preparatório nacional para o VI Fórum, a partir do qual os movimentos de juventude, as redes e demais atores da EA vão realizar encontros regionais disseminando e aprofundando a temática. Está em andamento a construção coletiva do VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.

de 22 a 25 de julho de 2009

Campus da Praia Vermelha - UFRJ

Urca - Rio de Janeiro - RJ

http://forumearebea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário