quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Educação POPULAR

Falar sobre educação popular parece fácil, mas não é, pois encontramos vários caminhos para isso.
Nos textos, nas falas das pessoas eu encontro a interferência benéfica de Paulo Freire em sua ação para uma práxis transformadora. Ora a primeira coisa que ele diz que a pessoa tem que fazer a SUA LEITURA DE MUNDO,entender o que se passa, entender qual é a situação de classe existente e em qual ele ou ela se encontra.

Ontem na sala assistimos a primeira parte do documentário Paulo Freire - Contemporâneo, dirigido por Toni Venturi,disponível na internet.Produzido pela TV Escola, emissora da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), o vídeo é encontrado em formato compactado no portal Domínio Público, na biblioteca digital do Ministério da Educação.

O vídeo é bem interessante e o debate depois foi ótimo, indagações sobre: E se o Golpe Militar não tivesse interrompido a Alfabetização em 64, será que não teríamos 960 milhões de analfabetos(MEC/SECAD)? A nossa população brasileira seria diferente??

Pessoal gostaria da colaboração de vocês nessa pergunta...

Em construção...

Um comentário:

  1. Oi professora, dei uma passadinha aqui para dar uma olhadinha no blog e achei ele realmente muito interessante, ainda não vi ele todo, mas o que vi gostei *-*
    É difícil de responder a esse tipo de pergunta, já que não passamos por isso, afinal o país é como é pelas coisas que aconteceram, mas acredito que o país decaiu muito nessa época, e houve pouca preocupação com a alfabetização, mas é difícil dizer o que teria acontecido. Bjokas Luana ( Pedagogia 4º Semestre - Santa Paulina) ;D

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