segunda-feira, 31 de maio de 2010

RESULTADOS DA COMPENSAÇÃO DAS OBRAS DO RODOANEL










Olhem só...




Essas plantas que estão nas fotos de Fábio Schunk fazem parte das amostras daquilo que tem sido o plantio compensatório das obras do trecho sul do rodoanel! Obras em São Paulo, sempre mostradas em comerciais caros de uma obra sustentável pelo governo Serra.
Segundo Cesar Pegoraro em suas pesquisas, segundo dados ofociais foram 212 hectares de Mata Atlântica em estágio avançado ou primário derrubadas e seriam compensadas 1.016 hectares com um programa de reflorestamento.
"As imagens apenas reforçam aquilo que já se viu no trecho oeste. No sul, me causaria muita felicidade se fosse diferente, mas não foi! Será que tudo que foin plantado até agora tem esta "qualidade" e cuidado?? Quanto custou? Qual o papel desta mata?
Gostaria de saber onde está o Minitério Público Federal, que "costurou" as condicionantes para o licenciamento da obra, incluindo estas compensações....
Bom, vejam as imagens anexas e msg do Fábio Schunk. Leia também o txt abaixo extraído do sítio do dersa.




PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO - Como forma de mitigão pela supressão de 212 hectares de vegetação nativa nos estágios médio ou avançado de regeneração, está em execução o reflorestamento com espécies nativas em áreas correspondentes a 1.016 ha, de acordo com critérios estabelecidos na Resolução SMA 08/2008, garantindo o desenvolvimento das mudas plantadas por um período de 24 meses. A quantidade total de mudas de essências nativas a serem plantadas é de, aproximadamente, 2,5 milhões de mudas.

Para tanto, foram contratadas três empresas para execução dos serviços de implantação de viveiros, elaboração de projetos executivos de plantio e manutenção, fornecimento e plantio de mudas de essências florestais nativas do Bioma Mata Atlântica no período de até 24 meses e manutenção dessas áreas reflorestadas por mais 24 meses, a partir do plantio, além do cercamento dessas áreas quando necessário.

Abraços,

Cesinha Pegoraro

Obs: o grifado foi por minha conta!


De: Fabio Schunck

Olá amigos

Ai vão algumas imagens das mudas que foram plantadas ao longo de um trecho do Rodoanel próximo a cidade de Embu. Fotos feitas ontem.

Já faz mais de 6 meses que estas mudas foram plantadas e quase todas estão mortas ou com problemas de crescimento, pois não existe manutenção, foram plantadas e abandonadas.

Ai está a compensação ambiental desta mega obra. Um exemplo de conservação e preocupação com o meio ambiente.

Eles desmataram florestas fechadas, estruturadas ecologicamente para depois plantar mudas em áreas abertas e degradadas.

Isso está sendo feito com todas estas grandes obras, estão plantando árvores em vários lugares da cidade.

Quem estiver a fim de divulgar, denunciar, reclamar, pode utilizar estas fotos, eu autorizo o uso.

Abraços,

Fabio Schunck

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Título:Novos conhecimentos são as nossas grandes descobertas.

    Foi proposto pela professora Claudia Cruz no 1º dia de aula que fizéssemos um portfólio com todos os conteúdos abordados em sala. Tudo o que é novo causa polemica: uns gostaram, outros odiaram, teve gente que nem entendeu a proposta. Certo ou errado, bom ou ruim, não sabemos ... mas isso, fez com que prestássemos mais atenção nas aulas, nos detalhes, nos comentários realizados pela turma e professora, como conseqüência: nos tornamos mais participativos em cada aula e entendemos de verdade os conteúdos, então...o portfólio ajudou. Se a professora tinha isso como objetivo, não se sabe, mas foi uma boa estratégia, além de aprendermos a fazer o portfólio. Mas afinal, o que é um portfólio? Segundo o site Wikipédia, “portfolios na educação constitui uma estratégia, que tem vindo a procurar corresponder às necessidades de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem de modo a assegurar-lhe uma cada vez melhor compreensão, e mais elevados índices de qualidade e, ao realizar-se, vai existir uma estimulação quer ao nível reflexivo, quer ao nível da consciencialização das pessoas que os realizam.” Em nosso portfólio estão incluidos tudo o que foi passado em sala,planos de aula com vários temas,nosso e inclusive atividades propostas por cada grupo. Foi uma rica troca de conhecimentos onde todos saíram ganhando. Está sendo um processo contínuo de aprendizagem,cujos os alunos são os beneficiados nessa trajetória, pois o "portifólio",usaremos em muitas ocasiões em nossas vidas, enfim, só cresceu o nosso AMOR PELA EDUCAÇÃO. As aulas superaram nossas expectativas em relação a disciplina.
    "Professor é aquele que dá capacidade ao aluno usando um veículo chamado amor."

    Nossos agradecimentos a Professora Claúdia.

    Michele de Andrade
    Jaqueline Damasceno
    Cristiane Batista
    Sergio H. Giusti
    Janice Schmidt

    ResponderExcluir
  3. Na opinião do grupo: Aprendemos muito nas aulas dadas pela Prof Claudia =)
    Tivemos a concepção do que é educação formal,Não-formal e informal podendo nos auxiliar em diversos trabalhos tanto dentro, como fora da Universidade.
    Um Exemplo muito bom a ser destacado são as rodas de conversa que ela faz na sala, que nos proporcionaram um maior entrosamento entre os alunos.

    Nossos agradecimentos a Professora Claudia adoramos todas as aulas dadas.

    Mayara Borges
    Ariane Stoppa
    Jéssica Malaman

    Universidade São Marcos
    1°semestre

    ResponderExcluir
  4. Criar novas possibilidades, "abrir os olhos" para o novo, reecriar e reiventar para atender as necessidades de cada grupo, cada comunidade ou até mesmo individuo foram algumas das muitas coisas que aprendi com você Claudia e hoje, sei que não aplicamos isso somente na Pedagogia em espaço não escolar mas sim em tudo que fizermos na vida. Obrigada pela troca de conhecimento, de experiência de vida e obrigada por fazer parte da minha trajetória acadêmica.
    beijos

    Lívia Miceli ( São Marcos Tatuapé)

    ResponderExcluir
  5. O curso nos fez ver a pedagogia de uma forma ampla e abrangente, pois as aulas eram todas dinâmicas, criativas e foi uma forma da turma se conhecer, tornando o ambiente mais agradável e as aulas mais proveitosas.
    Também através do curso tivemos a oportunidade de adquiri conhecimento fora da sala de aula com pessoas mais experientes havendo uma troca de informações entre ambos.

    Nomes:
    Alessandra Gomes
    Jane caroline Vieira
    Raquel Smoking
    Tatyane Araujo
    Thays Pereira

    Universidade São Marcos
    1°semestre

    ResponderExcluir
  6. Pro Clau,

    Nosso grupo considera que a disciplina Educação em Instituições não Escolares é de extrema importância para a formação de professores, pois nem todas nós fazemos o curso de pedagogia para trabalharmos na educação convencional, dentro de salas de aula, e saber que estes espaços existem e podem fazer parte de nossa realidade é muito bom. É bom saber que podemos educar, ser e formar cidadãos em todos os lugares e não somente dentro dos muros da escola.

    Alunas:

    Alessandra Regina Novais
    Ana Isabel Mendonça
    Flávia Rodrigues Souza
    Ivanilde Azevedo

    6º Semestre do Curso de Pedagogia da Universidade São Marcos - Unidade Tatuapé

    ResponderExcluir
  7. Construindo conhecimento

    Bem,as aulas da professora Cláudia foram diferentes de todas as outras disciplinas.Foi proposto por ela que elaborássemos um PORTIFÓLIO,ou seja um instrumento de construção de conhecimentos do processo ensino-aprendizagem.Essa proposta foi bem aceita por quem já tinha conhecimento do que era e como era feito,mas teve também quem não gostou,devido ter sido uma novidade!
    A professora deixou claro que deveríamos colocar tudo nesse portfólio,ou seja,textos,comentários,Xerox,ponto de vista,opiniões,etc...
    O que foi bem legal é que a Cláudia abordou temas variados,não ficou repetitiva.Ex:Planos de aula,acordos,valores,a cidade,o bairro,valores humanos dentro de uma sociedade,bioma,planos de aula referente ao bioma,seminários,entre outros assuntos.Com esses tipos de aulas e confecções de um portfólio sem dúvida alguma,desperta mais o interesse e a responsabilidade dos alunos.E com isso quem só tem a ganhar,somos nós,que estamos procurando adquirir sempre mais conhecimentos para que possamos passar á frente para nossos futuros alunos.
    O que não podemos deixar de relatar é que um PORTIFÓLIO significa também,ORGANIZAÇÃO e todo EDUCADOR precisa ser organizado e a Cláudia com suas aulas e técnicas de ensino passou isso e acredito que conseguiu alcançar seus objetivos.

    Rosemeire J.Santos Menezes
    Paula Alessandra de Souza
    Oslane Maia
    Rosangela P. de Menezes
    Renata Karen Oliveira da Silva

    ResponderExcluir
  8. Olá Profª Claudia,

    Nós consideramos que a disciplina Educação em Instituições não Escolares é muito importante, pois acaba com a imagem tradicional de ensino/aprendizagem. É dificil encontrar profissionais da educação desvinculado da escola propriamente dita e inserido em outras atividades, mesmo que essas outras atividades esteja ligada a Educação.Isso faz com que possamos acreditar na ampliação e reestruturação da Educação sendo ela formal ou não.



    JULIANA BREDA - RGM 061430
    RENATA GALLEGO - RGM 060982
    RENATA GRIGOLON - 060362

    6º Semestre do Curso de Pedagogia da Universidade São Marcos - Unidade Tatuapé

    ResponderExcluir
  9. Olá, Profº Cláudia Cruz.
    Não podemos deixar de observar sobre a aula em que aprendemos a fazer o resgate e a memória dos encontros, o que nos ajudou em outras disciplinas e nas nossas tarefas, obtendo um melhor desempenho na assimilação dos conteúdos, ao realizar o registro das aulas e o resgate do que foi dado anteriormente. Criamos um acordo de convivência o que é interessante para mantermos uma relação saudável, mesmo quando ele não venha a ter um total sucesso por parte de todos, é importante o discernimento saber o que pode e não pode.
    Podemos dizer que hoje pensamos diferente com relação à atuação do pedagogo do que quando começamos o curso, pois aprendemos na prática que o pedagogo pode exercer sua profissão em diversos setores, o que amplia o número de possibilidades desse profissional, para atingir um maior número de pessoas na tarefa educativa.
    Abraços,
    Alunas
    Josilene Gildete da Silva Correa,Suellen Santos,Jéssica Carvalho,Isaura Dias,Sandra Regina Marques(1ºsemestre de Pedagogia, Universidade São Marcos de Tatuapé)

    ResponderExcluir
  10. No começo das aulas não tínhamos a entendimento para falar sobre essa matéria, muito menos o quão abrangente poderia ser. Engloba muito mais que o simples contato da criança com a natureza ou aprender o que é ciência e conviver em sociedade; engloba o educando aprender a conviver com essas coisas, conhecer o seu entorno, a mundo onde vivem e o porquê que ele está como está; trás para a vida da criança uma nova realidade, que muitas vezes passa despercebida no cotidiano. Aprender a observar o local onde vivemos e o porquê é importante sabermos qual a nossa contribuição a sociedade, se fizermos a nossa parte tudo pode continuar bem, ensinar a conviver com o outro, a dividir o espaço e se localizar no mundo, como ser humano. A trajetória das aulas nos trouxe como expor isso em sala de aula, para levar ao aluno o mundo desconhecido em que eles vivem abrir um leque de oportunidades e diversidades, para que assim possa ser um adulto responsável por todos e não apenas por si; a matéria nos trás isso, nos mostra como devemos respeitar o espaço das pessoas, da natureza e se encaixar no mundo de hoje. O portfólio que temos que tivemos que fazer para ser entregue, resume tudo isso, tivemos que nos organizar e respeitar o espaço do outro, o trabalho dos nossos colegas fazendo com que conseguíssemos ter uma boa convivência com o outro, nos ajuda a refletir sobre e conseqüentemente nos ajuda como educadoras. Afinal passar o conhecimento é uma responsabilidade nossa e o que melhor que viver o que passamos, para poder entender, absorver e passar adiante. Acredito que as aulas tenham sido de grande valia para que possamos nos fazer entender, quando estivermos frente a frente com o aluno e possamos assim passar o que aprendemos adiante.


    Alunas

    Leiliane dos Santos Lima
    Luana Ferreira da Silva Rodrigues de Moraes
    Maria Ângela De Souza Santana

    ResponderExcluir
  11. - As aulas de Educação em Ambientes Não-Formal, trouxe ao grupo uma visão muito ampla em relação à local para futuramente atuarmos, nos fez distinguir muito bem a educação formal, informal e não-formal, como também quebrou totalmente o tabu de que só se é pedagogo em escolas, e sim em vários lugares, como vimos com a experiência do pedagogo aposentado Paulo Chacon que nos contou como foi sua atuação em um partido político (PT - Vigência da Marta Suplicy 2000/2004.
    As aulas da Claudinha, sempre muito conversativas e em conjunto, nos fez entender que uma decisão tomada sozinha não irá adiante e sim tudo que se faz em uma RODA DE CONVERSAS, é de mais fácil compreensão e aceitação a todos.

    Jecyka Esteves RGM 070326
    Kelen Venezian Pagliarin RGM 070131
    Luana Freire RGM 070361

    ResponderExcluir