segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Para começar a trabalhar a Educação Ambiental



Ao pensar um projeto de Educação Ambiental para o ensino fundamental vários temas passam pela nossa cabeça, como lixo (resíduos sólidos), água (recursos hídricos), desmatamento ( fauna, flora), consumo (consumo consciente), poluição ( atmosférica) entre outros, mas onde entra a sustentabilidade nisso tudo??? Como eu aborda esses assuntos com as alunos e alunos??

Vamos começar em saber quais os documentos de referência que nós temos enquanto professores.

A educação ambiental é trabalhada por projetos e como tema transversal pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e esse assunto faz com que muitas educadoras e educadores não se sintam confiantes em realizar atividades interligadas com seus pares, pois ainda não é comum os professores trabalharem juntos. Quando chegamos as escolas o que verificamos é que os professores trabalham por projetos mas desconectados, ou seja, cada um trabalha a sua parte. E isso não é Educação Ambiental.

Mas antes de falarmos de projetos com outros professores, vamos começar a falar da educação ambiental que começa por mim, quem eu sou, onde estou, qual a minha história de vida, quais os lugares que eu já passei e por onde eu vou passar. 

Para começar proponho que façamos um mapa mental. 




Ao fazer esse Mapa proponho que você coloque uma foto sua ao centro e descreva nos balões o que você é a respeito de família. Quando te perguntam sobre Espiritualidade o que vem a sua cabeça, o que você sente, como você explica.

E profissão o que você espera da sua? Cultura, Esporte e Lazer você tem, faz,busca. 

Qual a importância das amizades para a sua vida? 

Ao fazer esse execício começamos a elaborar nosso mapa mental, nosso carômetro de quem nós somos. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário