segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

RECONSTRUINDO SABERES.



Atividade - Reconstruindo os saberes

Proposta: Desenvolver em sala de aula uma atividade de Educação Ambiental


Orientações da atividade prática: 

Em grupo escolher um tema (água, resíduos sólidos, consumo consciente, agenda 21 entre outros). 
Em seguida enviar um e-mail para a professora informando a escolha do tema do grupo, para que assim cada grupo receba a sua atividade.
Essa atividade poderá ser ressignificada pelo grupo, ou seja, vocês poderão reorganizada a partir dessa referência. 
Cada grupo terá de 10 à 15 minutos no máximo para a realização da atividade envolvendo toda a sala.

Orientações para o trabalho escrito:

A entrega será no dia 01/04 – sexta-feira no dia da apresentação. Todos os grupos entregarão nesse dia a parte escrita, mesmo que não apresentem. 

O trabalho deverá estar nas normas da ABNT 

Para fazer a introdução o grupo deverá pensar sobre as seguintes questões: 

Quais são as leis e documentos que são referenciais para para a Educação Ambiental?
Qual a importância da educação ambiental na educação infantil e/ou no ensino fundamental. 

Justificativa: Quais os motivos que levaram o grupo a escolher esse tema?  

Objetivos: da atividade e seus objetivos com a execução em sala. Não esqueça de destacar a escolha do público (idade/ série)  

Fundamentação Teórica: Antes de escrever a fundamentação teórica é importante compreender o que é?

A fundamentação teórica consiste em ler, conhecer, estudar artigos, livros, periódicos, que tenham haver com o seu tema. Nesse momento é importante saber selecionar o que é importante para a sua pesquisa. 

Ao conhecer você saberá quais são os autores e que aspectos teóricos eles trazem para a sua pesquisa e servir de base para a sua análise. Vamos lá, ao ler um livro, você pensa: que autor interessante, essas ideias que ele apresentou tem haver com o nosso trabalho, porque ele descreve uma determina situação e isso tem haver também com outro autor porque ele mostra ou trabalha dizendo que esse tema é pertinente para os dias atuais, por isso, isso e aquilo. 
Portanto faça uma discussão sobre as ideias dos autores com relação ao tema e a prática que será vivenciada nesse trabalho. 

Ao escrever a parte da Fundamentação teórica pense nessas questões para fazer o texto: Qual é a temática de que trata o seu trabalho? Que autores já se dedicaram à investigar esse assunto? De que maneira eles se posicionaram perante o debate? Há opiniões divergentes? Quais são elas? Em que consistem os argumentos levantados na pesquisa a ser feita? A composição do corpo do texto surge a partir do modo com o qual o dialogismo entre as teorias e autores abordados e de como se estabelece com a pesquisa em questão. 

Desenvolvimento: Aqui é o plano de aula.

Conclusão: Como foi o envolvimento do grupo para a realização desse trabalho? A construção do texto, a escolha dos materiais, a divisão das tarefas, a criatividade, entre outros itens. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário