sexta-feira, 5 de março de 2010

ATUAÇÃO DA (O) PEDAGOGA (O)

A lenda e a tradição mostram que a pedagoga atua na educação infantil, no ensino fundamental, ou como coordenadora ou diretora de escola. Mas estamos no século XXI que naturalmente pede que as pessoas sejam mais versatéis, flexiveis e criativas. Hoje encontramos um campo novo, mas vasto que está se abrindo para a pedagogia.
Segundo Savianni (1985) o pedagogo é "aquele que possibilita o acesso à cultura, organizando o processo de formação cultural. É , pois, aquele que domina as formas, os procedimentos, os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade. (...) A palavra pedagogia traz sempre ressonâncias metodológicas, isto é, de caminho através do qual se chega a determinado lugar. Aliás, isto já está presente na etimologia da palavra: conduzir (por um caminho) até determinado lugar."


Encontramos uma (o) pedagoga (o) na:

Área da Recreação e Lazer (como no SESC)
Eventos Culturais (shows, museus)
ONGs, Associações
Igrejas
Rádio e TV
Bibliotecas
Educação a Distância (Tutores ou coordenadores)
Hospitais (pedagogia hospitalar)
Turismo
Empresas (pedagogia empresarial)
Partidos políticos



Segundo Libâneo (1996) o “Pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação histórica. Em outras palavras, pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos, situações, referentes à prática educativa em suas várias modalidades e manifestações.”




Referências:

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia, Ciência da Educação? Selma G. Pimenta (org.). São Paulo; Cortez, 1996, p. 127.

SAVIANI, Demerval, Sentido da pedagogia e papel do pedagogo, ANDE / Revista da Associação Nacional de Educação, n.º 9, 1985.

7 comentários:

  1. Durante a aprendizagem na disciplina Educação em Instituições Não-Escolares, não imaginávamos que a atuação do Pedagogo pudesse ultrapassar os limites do muro da escola. Aliás, percebemos que esse profissional pode contribuir para a transformação da sociedade em diversas frentes, partindo sempre da Educação. Parece que um mundo novo se descortina para nós, novas oportunidades de atuação e expectativas de trabalho.
    Gostamos muito da maneira como o conteúdo foi trabalhado nas aulas, principalmente a possibilidade de conhecermos a atuação do pedagogo fora do ambiente escolar por meio das entrevistas. Podia até ser trabalhoso encontrá-la no mercado de trabalho, mas foi uma experiência ímpar e bastante enriquecedora; assim como pode proporcionar a nós futuras possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Obrigada por tudo!

    Alunas da USM, campus Tatuapé:
    Érica Fátima Cardoso Muniz do Amaral RGM 070332
    Luciana Fernandes da Silva RGM 070334
    Patrícia Adriana Anderle RGM 059868
    Renata Esteves Ardiguieri RGM 070402

    ResponderExcluir
  2. O curso nos fez ver a pedagogia de uma forma ampla e abrangente, pois as aulas eram todas dinâmicas, criativas e foi uma forma da turma se conhecer, tornando o ambiente mais agradável e as aulas mais proveitosas.
    Também através do curso tivemos a oportunidade de adquiri conhecimento fora da sala de aula com pessoas mais experientes havendo uma troca de informações entre ambos.

    Nomes:
    Alessandra Gomes 070324
    Jane caroline Vieira 070333
    Raquel Smoking 070331
    Tatyane Araujo 069156

    Universidade São Marcos
    1°semestre - Pedagogia

    ResponderExcluir
  3. Na opinião do grupo: Aprendemos muito nas aulas dadas pela Prof Claudia =)
    Tivemos a concepção do que é educação formal,Não-formal e informal podendo nos auxiliar em diversos trabalhos tanto dentro, como fora da Universidade.
    Um Exemplo muito bom a ser destacado são as rodas de conversa que ela faz na sala, que nos proporcionaram um maior entrosamento entre os alunos.

    Nossos agradecimentos a Professora Claudia adoramos todas as aulas dadas.

    Mayara Borges
    Ariane Stoppa
    Jéssica Malaman

    Universidade São Marcos
    1°semestre

    ResponderExcluir
  4. Olá, Claudia

    O Pedagogo na Biblioteca

    A entrevista com a pedagoga Patrícia Romiti, nos trouxe uma visão diferente de como vale a pena estudar e ter objetivos na área da educação. Através dessa entrevista, pudemos perceber o quanto é ampla e diversificada a área de atuação de um pedagogo.
    Ela foi convidada para trabalhar na biblioteca de São Paulo, para ser coordenadora de ações educativas, seu projeto visa colocar a leitura no cotidiano de todos e principalmente das crianças que com a modernidade só se interessam por equipamentos modernos como videogames e computadores, é muito difícil ler uma obra sem ser por motivo escolar. Ela demonstrou que ama o seu trabalho e não se arrepende da profissão que escolheu.
    Pelo que a pedagoga Patrícia Romiti nos mostrou vale a pena estudar e se dedicar à carreira de educador e que a recompensa é muito grande, nem sempre também financeira, mas você pode mudar a história de uma criança ou de um adulto e que a realidade, desde que se queria, pode ser mudada para melhor, e ainda mais: que existem pessoas dispostas a isso.

    Abraços


    Suellen Santos Machado
    Jessica de Carvalho da Silva
    Josilene Jildete da Silva
    Tatiany Amorim Lima

    São Marcos-Tatuapé-1 Semestre

    ResponderExcluir
  5. Através dessa disciplina ampliei a visão do mundo com animais, plantas, objetos e compreendi a evolução da vida.
    Tivemos vários temas importantes para a sobrevivência humana e a visão da situação
    atual do mundo .Que nós hoje como alunas(os)podemos explorar o ambiente e relacionarmos com as pessoas com maior clareza e amanhã estaremos como pedagoga assumindo o compromisso de formarmos cidadãos conscientes com isso construiremos um futuro melhor para o nosso planeta.

    Sibele Maria da Costa Rodrigues - 5º semestre de pedagogia

    ResponderExcluir
  6. - As aulas de Educação em Ambientes Não-Formal, trouxe ao grupo uma visão muito ampla em relação à local para futuramente atuarmos, nos fez distinguir muito bem a educação formal, informal e não-formal, como também quebrou totalmente o tabu de que só se é pedagogo em escolas, e sim em vários lugares, como vimos com a experiência do pedagogo aposentado Paulo Chacon que nos contou como foi sua atuação em um partido político (PT - Vigência da Marta Suplicy 2000/2004.
    As aulas da Claudinha, sempre muito conversativas e em conjunto, nos fez entender que uma decisão tomada sozinha não irá adiante e sim tudo que se faz em uma RODA DE CONVERSAS, é de mais fácil compreensão e aceitação a todos.

    Jecyka Esteves RGM 070326
    Kelen Venezian Pagliarin RGM 070131
    Luana Freire RGM 070361

    ResponderExcluir
  7. Ser pedagogo é ser um mediador do saber, como ser um históriador de fatos que já aconteceram, estão acontecendo e vão acontecer. E como diz autores Libâneo e Saviani, o pedagogo não tem mais como local de trabalho apenas as salas de aula de educação formal.
    Em nossa entrevista a pedagoga Andrea atua em um centro de capacitação de jovens, deixou claro sua satisfação em poder trabalhar mais solta com os jovens de uma forma horizontal onde o saber é compartilhado por todos, e como é gratificante a recompensa de poder levar a educação de uma forma diferente além da capacitação profissional ajudar ao jovem a ter senso critico para a sociedade em que vive. Que ainda é um caminho pouco valorizado mas que está ai e com certeza vai ter o reconhecimento que merece pois trabalha mais do que apenas com a educação trabalha com a formação do individuo.
    A maior recompensa não se mede em dinheiro mas no crescimeto pessoal proprio e do próximo, coisas que o dinheiro não paga, é umtrabalho muito gratificante.
    A educação não formal abrange várias areas, onde com certeza o pedagogo vem sempre a somar e contribuir para fazer a diferença.

    Fabiana Carmelita Santos RGM 070396
    Juliana Lepski Calil RGM 061412
    Karoline Correa Pereira RGM 070330
    Patricia Kelly Ferreira RGM 069153

    ResponderExcluir