quinta-feira, 11 de março de 2010

PALESTRA

“A teoria e a praxis do educador Paulo Freire”

Dia 17 de março, às 15h, na UMAPAZ

(Não é preciso se inscrever. Pedimos chegar com 15 minutos de antecedência)



A UMAPAZ convida para a palestra de Nita Freire (Ana Maria Araújo Freire), no dia 17 de março das 15h às 18h, destinada a educadores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e demais interessados na vida e obra de Paulo Freire.



O evento tem por objetivo promover uma reflexão sobre a teoria e a praxis do pedagogo e pensador Paulo Freire. Segundo Nita Freire é preciso ampliar e aprofundar a capacidade de leitura do clássico “Pedagogia do Oprimido”, publicado em 1968, para as outras obras do educador.



Para Nita, Paulo Freire não foi apenas o criador de um “método de alfabetização”. Essa visão reduz, diminui e minimiza a sua compreensão libertária, problematizadora da Educação. “O que caracteriza o pensamento de Paulo é uma epistemologia, uma teoria educacional ético-crítico-política ou, como ele dizia com humildade: “certa compreensão crítica”, afirma Nita Freire.



Doutora em Educação pela PUC−SP e viúva do educador Paulo Freire. Desde 1997, como sucessora legal da obra de Paulo Freire, vem organizando e fazendo publicar seus livros inéditos e traduzindo a sua obra escrita, a partir de 1988, para idiomas estrangeiros. É autora, entre outros, do livro “Paulo Freire – Uma História de Vida” (Villa das Letras), vencedor do Prêmio Jabuti de 2007, na categoria biografia.



Serviço: “A teoria e a praxis do educador Paulo Freire”

Palestrante: Nita Freire (Ana Maria Araújo Freire)

Coordenação: Shirley Dayse Gomes Pellicciari e Angélica Berenice de Almeida

Público focalizado: educadores, psicopedagogos, psicólogos e interessados.

Dia e Horário: 17 de março, das 15h às 18h

Local: UMAPAZ - Av. IV Centenário, 1268 - portão 7A, Parque Ibirapuera

Não é preciso se inscrever. Pedimos chegar com 15 minutos de antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário